9 Prémios e Bolsas SPD e Congresso Português de Diabetes para CEDOC e NMS

O CEDOC e NOVA Medical School venceram 9 prémios da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, incluindo menções honrosas e prémios atribuídos no âmbito do 18º Congresso Português de Diabetes. 

É uma enorme honra” diz a investigadora Rita Patarrão do laboratório MEDIR, liderado por Maria Paula Macedo, vencedoras do Prémio Pedro Eurico Lisboa para melhor artigo publicado em 2021. “Neste trabalho mostramos que a disfunção da clearance da insulina devido a uma desregulação da enzima degradadora da insulina (IDE) prejudica diretamente a metabolização da glucose hepática pós-prandial e aumenta a suscetibilidade para condições de dismetabolismo no contexto da dieta/estilo de vida ocidental”. 

Investigadores do CEDOC-NMS também venceram três bolsas de investigação, uma na área da investigação fundamental, outra na clínica e outra na translacional. Sandra Tenreiro, do laboratório Mecanismos Moleculares de Doença, ganhou a Bolsa Charneco da Costa, para projeto de investigação fundamental: “Desenvolvemos um modelo celular 3D novo, de organoides de retina, onde é possível reproduzir as características moleculares e celulares da retinopatia diabética”. A investigadora acrescenta que esta bolsa vai “permitir dar início ao projeto e poderá conduzir à identificação de novas abordagens terapêuticas a serem depois exploradas em outros modelos de doença mais complexos”.

Já Silvia V. Conde, investigadora principal no laboratório Controlo Neuronal das Doenças Metabólicas, recebeu a bolsa Almeida-Ruas para investigação clínica, juntamente com Rodrigo Oliveira, cirurgião do Hospital da Cruz Vermelha, que assim terá a financiada a sua bolsa enquanto aluno de doutoramento da NOVA Medical School. Sílvia Conde salienta que este prémio é um grande reconhecimento deste trabalho efetuado no grupo que lidera e “permitirá contribuir para esclarecer os mecanismos por detrás do efeito benéfico da embolização bariátrica no controlo glicémico no doente obeso diabético”. A bolsa para grupo de investigação fundamental e translacional da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) foi igualmente atribuída a este laboratório, num projeto coordenado pela investigadora Fátima Martins. “Este projeto surgiu a partir de resultados preliminares que apontam para o papel importante da mitocôndria no fígado na relação da apeia obstrutiva do sono, uma das doenças do sono mais prevalentes, e a disfunção metabólica” diz Fátima Martins, acrescentando que, para além do reconhecimento, esta bolsa perminitá fomentar a colaboração com o Marco Alves, investigador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Também o laboratório Dismetabolismo em Doenças do Cérebro (DysbrainD), liderado por pelo investigador principal Hugo Vicente Miranda, foi duplamente galardoado. A Bolsa Nuno Castelo Branco foi atribuída ao estudante de doutoramento Luís Sousa para desenvolver um estágio na Faculdade de Medicina da Friedrich-Alexander-Universität na Alemanha. O aluno refere que “este estágio vai permitir aprender a manipular células estaminais provenientes de doentes de Parkinson e de diabetes tipo-2”, trazendo posteriormente esse conhecimento para o laboratório DysbrainD, referindo ainda que “a título pessoal, será uma experiência nova, desafiante e decerto inesquecível, a qual estou ansioso por enfrentar." Do mesmo laboratório, a estudante de doutoramento Ana Chegão foi a vencedora do Prémio Melhor Comunicação Oral - Investigação Fundamental, com a apresentação“O Aumento De Glicação No Cérebro Altera A Sinalização Glutamatérgica E Potencia Fenótipos Da Doença De Parkinson”, que explica o que significado  deste prémio como “extremamente gratificante enquanto investigadora receber mais uma honrosa distinção do trabalho que tenho vindo a desenvolver ao longo do meu doutoramento, ao qual tenho dedicado toda a minha energia e entusiasmo”.

Veja abaixo a listagem de todos estes, e outros, prémios atribuídos a investigadores e investigadoras da NOVA Medical School, que agradecem à Sociedade Portuguesa de Diabetologia este incrível reconhecimento da sua investigação.

Prémios SPD

  • Prémio Pedro Eurico Lisboa (melhor artigo publicado no ano 2021)
    Rita Patarrão

    Loss of postprandial insulin clearance control by Insulin-degrading enzyme drives dysmetabolism traits

    Autores: Diego O. Borges*, Rita S. Patarrão*, Rogério T. Ribeiro, Rita Machado de Oliveira, Nádia Duarte, Getachew Debas Belew, Madalena Martins, Rita Andrade, João Costa, Isabel Correia, José Manuel Boavida, Rui Duarte, Luís Gardete-Correia, José Luís Medina, João F. Raposo, John G. Jones, Carlos Penha-Gonçalves e M. Paula Macedo.

  • Menção Honrosa Pedro Eurico Lisboa (melhor artigo publicado no ano 2021)
    Gabriela Tavares
    Dopamine D2 receptor agonist, bromocriptine, remodels adipose tissue dopaminergic signalling and upregulates catabolic pathways, improving metabolic profile in type 2 diabetes

    Autores: G. Tavares, D. Marques, C. Barra, D. Rosendo-Silva, A. Costa, T. Rodrigues, P. Gasparini, B.F. Melo, J.F. Sacramento, R. Seiça, S.V. Conde e P. Matafome.

  • Menção Honrosa Pedro Eurico Lisboa (melhor artigo publicado no ano 2021)
    Cláudia Marques 

    A Pilot Study on the Metabolic Impact of Mediterranean Diet in Type 2 Diabetes: Is Gut Microbiota the Key?

    Autores: Shámila Ismael, Marta P. Silvestre, Miguel Vasques, João R. Araújo, Juliana Morais, Maria Inês Duarte, Diogo Pestana, Ana Faria, José B. Pereira-Leal, Joana Vaz, Pedro Ribeiro, Diana Teixeira, Cláudia Marques e Conceição Calhau.

  • Bolsa Charneco da Costa (projeto de Investigação Fundamental)
    Sandra Tenreiro

    Exploring a human retinal organoid model of early Diabetic Retinopathy for drug discovery

  • Bolsa Dr. M Almeida Ruas (projeto na área de Investigação Clínica)
    Sílvia V. Conde e Rodrigo Oliveira

    Impacto da cirurgia metabólica e da embolização bariátrica no perfil hormonal intestinal e inflamatório no doente obeso diabético: estudo comparativo.

  • Bolsa Nuno Castelo Branco
    Luís Sousa (DysBrainD)

    Estágio de Investigação Fundamental no Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU)

  • Bolsa Grupo de Investigação Fundamental e Translacional da SPD
    Fátima O Martins (Neurometab)

    Is there a role for mitochondrial dysfunction and ROS in the link OSA-dysmetabolism?

    Autores: Fátima O. Martins, Marco G. Alves, Sílvia V. Conde, Pedro Oliveira e Joana Fernandes.

Prémios 18º Congresso Português de Diabetes

  • Prémio Melhor Comunicação Oral - Investigação Fundamental
    Ana Chegão (Grupo Dysbraind)

    O AUMENTO DE GLICAÇÃO NO CÉREBRO ALTERA A SINALIZAÇÃO GLUTAMATÉRGICA E POTENCIA FENÓTIPOS DA DOENÇA DE PARKINSON

    Autores: Ana Chegão, Mariana Guarda, Bruno M. Alexandre, Liana Shvachiy, Mariana Temido-Ferreira, Inês Marques-Morgado, Bárbara Fernandes Gomes, Rune Matthiesen, Luísa V. Lopes, Pedro R. Florindo, Ricardo Anjos-Gomes, Patrícia Gomes-Alves, Joana E. Coelho, Tiago Fleming Outeiro e Hugo Vicente Miranda

  • Menção Honrosa Melhor Comunicação Oral - Investigação Clínica
    Rita Patarrão

    EFEITO PROTETOR DO CAFÉ NA PERMEABILIDADE INTESTINAL E NA ESTEATOSE/FIBROSE HEPÁTICA EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO 2

    Autores: Rita S. Patarrão, Inês Sousa-Lima, Maria João Meneses, Rogério Ribeiro, Rita Andrade, João Filipe Raposo, John Jones e Maria Paula Macedo
Rita Patarrão
Assistant Professor
Maria Paula Macedo
Principal Investigator
Sandra Tenreiro
Principal Investigator
Sílvia Vilares Conde
Principal Investigator
Fátima Patrícia Oliveira Martins
Junior Researcher FCT Scientific Employment Stimulus
Hugo Vicente Miranda
Principal Investigator
Luís Sousa
PhD candidate
Ana Chegão
PhD candidate
Cláudia Marques