NMS recruta voluntários para participação num estudo clínico

Recrutam-se voluntários para avaliar o efeito do consumo de água no trânsito gastrointestinal e no microbiota intestinal (conjunto de microrganismos presentes no trato intestinal, como por exemplo bactérias). O estudo terá a duração de 5 semanas e decorrerá na NOVA Medical School.

A sua participação no estudo é voluntária. Caso decida participar tem o direito de, a qualquer momento, desistir do estudo, sem prejuízo para o seu estado de saúde ou qualquer consequência.

O estudo será liderado pela especialista em Nutrição e Metabolismo do CINTESIS, Conceição Calhau da NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa.

EU SOU ELEGÍVEL? 
Participantes com obstipação ou distúrbio intestinal deverão ter idade compreendida entre 18 e 70 anos, residir na zona da grande Lisboa e deslocar-se até à faculdade NOVA Medical School (Campo Mártires da Pátria, 130 1169-056 Lisboa) onde o estudo será realizado. 

O QUE POSSO ESPERAR AO PARTICIPAR NESTE ESTUDO COMO VOLUNTÁRIO?
Os participantes podem esperar receber garrafas de água durante a participação no estudo e terão oportunidade de conhecer o seu microbiota intestinal.

Este estudo irá fornecer informação sobre o impacto que o consumo de água pode ter na redução do desconforto intestinal, no funcionamento do trato gastrointestinal e no microbiota da população em geral, sendo que os resultados do estudo irão ser publicados numa revista com revisão por pares, o que irá contribuir para maiores desenvolvimentos no conhecimento científico desta condição. 

O QUE IRÁ ACONTECER DURANTE A MINHA PARTICIPAÇÃO? 
Durante o estudo terá se de deslocar à NMS seis vezes. Durante as visitas serão recolhidos dados antropométricos (peso e estatura) e amostras de urina e de fezes para análise laboratorial.

EU GOSTARIA DE PARTICIPAR. COMO POSSO CANDIDATAR-ME? 
Se gostaria de participar neste estudo envie um email para: estudo.aguas@nms.unl.pt