Reparação de Tecidos e Inflamação

O principal interesse do nosso grupo é desvendar os mecanismos moleculares que controlam a reparação de tecidos e órgãos para resolver problemas de saúde que têm grande impacto na qualidade de vida humana.

O foco atual da investigação é o papel do metabolismo celular e da inflamação na regeneração de tecidos e no cancro. Usamos uma variedade de abordagens, tais como genética avançada, microscopia de ponta e análise multi-ómica para investigar a reparação epitelial em Drosophila, a regeneração da retina e das barbatanas no peixe-zebra e a biologia do cancro usando organoides humanos. Esperamos que esses estudos usando modelos animais e humanos contribuam para um melhor entendimento da fisiologia dos tecidos e das doenças, o que pode levar a melhores diagnósticos e novas abordagens terapêuticas baseadas na melhoria da capacidade regenerativa humana.

Graphical Abstract

featuredproject

Estratégias com base na imunologia  para melhorar a gestão do cancro da mama

Membros do grupo:
Rute Salvador, Bruna Correia, António Jacinto, Maria Guadalupe Cabral
(IR: guadalupe.cabral@nms.unl.pt)

Objetivo:

O cancro da mama (CM) é, mundialmente, a doença maligna mais comum nas mulheres. Apesar do todo o investimento atual na sua investigação, o tratamento desta doença continua a ser um grande desafio. Evidencias crescentes, têm demonstrado o papel relevante da inflamação e dos componentes imunes na progressão tumoral e resposta aos tratamentos convencionais. Assim, um conhecimento aprofundado da imunobiologia do CM é essencial para a implementação de tratamentos mais eficientes e personalizados para esta doença. A nossa investigação, através do uso de amostras clínicas de pacientes, está focada em encontrar no microambiente tumoral do CM, características imunológicas particulares que possam ser traduzidas em biomarcadores preditivos e/ou de prognóstico, mais robustos, ou em novos alvos terapêuticos, com a finalidade de melhorar os cuidados com os pacientes de CM.

Publicações:

• Saraiva DP, Correia BF, Salvador R, De Sousa N, Jacinto A, Braga S, Cabral MG. 2021. Circulating Low Density Neutrophils of Breast Cancer Patients are Associated with their Worse Prognosis due to the Impairment of T cell Responses. Oncotarget. 12(24):2388-2403. DOI: 10.18632/oncotarget.28135.
  • Saraiva DP, Azeredo-Lopes S, Antunes A, Salvador R, Borralho P, Assis B, Pereira, IL, Seabra Z, Negreiros I, Jacinto A, Braga S, Cabral MG. 2021. Expression of HLA-DR in Cytotoxic T Lymphocytes: A Validated Predictive Biomarker and a Potential Therapeutic Strategy in Breast Cancer. Cancers 13(15):3841. DOI: 10.3390/cancers1315384.
  • Saraiva DP, Matias AT, Braga S, Jacinto A, Cabral MG. 2020. Establishment of a 3D Coculture With MDA-MB-231 Breast Cancer Cell Line and Patient-Derived Immune Cells for Application in the Development of Immunotherapies. Frontiers in Oncology 10:1543. Doi:10.3389/fonc.2020.01543.
  • Saraiva DP, Jacinto A, Borralho P, Braga S, Cabral MG. 2018. HLA-DR expression in cytotoxic T Lymphocytes predicts Breast Cancer patients’ response to neoadjuvant chemotherapy. Frontiers in Immunology, 13:9:2605

Agradecimentos:

• GutOnPhenols - Modulação dos estádios iniciais da doença inflamatória intestinal com metabolitos biodisponíveis de polifenóis
    2020 - presente
  • ReInnervate - Mecanismos de reinervação durante a reparação de feridas da pele: novas funções da comunicação intercelular
    2020 - presente
  • YAP-Meta - Interacção YAP-metabolismo: um mecanismo para estimular a regeneração da retina
    2018 - presente
  • OntoGlia - Como se formam as células imunes do cérebro: o papel do gene Deleted in Autism-1 Related (DIA1R) na ontogenia da microglia
    2018 - presente
  • Estratégias com base na imunologia  para melhorar a gestão do cancro da mama
    2017 - presente
    (Financiado por Liga Portuguesa Contra o Cancro (Bolsa de investigação Terry Fox 2019); Consórcio Tagus Tank (Prémio de investigação em medicina 2018); Pfizer/Sociedade das Ciências Médicas (Prémio em investigação clínica 2019); iNOVA4Health (UID/Multi/04462/2013-Lisboa-01-0145FEDER-007))
  • MechanOJunctions - Junções de Oclusão como novos reguladores da mecânica epitelial during o desenvolvimento e a reparação
    (Financiado por FCT/PORLisboa — PTDC/BIA-BID/29709/2017, e FCT - DL 57 2016)
  • TarGut - Descodificar os estádios iniciais da doença inflamatória intestinal
    (Financiado por FCT/PORLisboa — 02/SAICT/2017)
  • RegenMeta - Interação entre a reprogramação metabólica e a plasticidade da identidade celular: integração da análise metabolómica e transcriptómica para decifrar os mecanismos da regeneração
    2017 - presente
  • Prémio Pfizer para Investigação Básica, Antonio Jacinto (Membro da Equipa), 2021.
  • Prémio Pfizer para Investigação Clínica, Guadalupe Cabral (Investigadora Principal), 2019.
  • Medalha de Honra (Prata) para Serviços Distintos ao Ministério da Saúde, Portugal, Antonio Jacinto, 2014.
  • Prémio para Investigação Clínica em Doenças Autoimunes, Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes (NEDAI - SPMI), Antonio Jacinto, 2014.
  • Prémio Apifarma para a Mobilidade, Antonio Jacinto, 2006.
  • Prémio Pfizer para Investigação Básica, Antonio Jacinto (Investigator Principal), 2005.
  • Prémio para Melhor Poster, Santa Cruz Conference on Developmental Biology, USA, Antonio Jacinto, 2000.
NOVA Medical School integrates LS4FUTURE, new Associate Laboratory for Life Sciences

Aconteceu no passado dia 4 de maio a kick-off meeting do Laboratório Associado LS4FUTURE, que junta a NMS a outros institutos como o ITQB NOVA, IGC, iBET e IPO.

Investigador Principal

António Jacinto