Avaliação da produção científica

NOVA RESEARCH EXPLORER

O NOVA Research Explorer apresenta os resultados de investigação da comunidade NOVA (UNL).

 

GESTÃO DA INFORMAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA NMS

Desde 2010 que a Biblioteca é o ponto focal institucional para a recolha e validação de referências da publicação científica dos autores afiliados na NOVA Medical School.

O setor de bibliometria recolhe e mantém os dados atualizados através de um programa de gestão da informação sobre a investigação científica nas diversas Unidades Orgânicas da UNL. A nível institucional é o setor de bibliometria da Biblioteca que responde a questões e pesquisas de suporte neste contexto.


BIBLIOMETRIA

A bibliometria é o ramo da ciência da documentação e informação que aplica a análise matemática e estatística a bibliografias, consistindo na análise estatística de livros, artigos de revista e outras publicações, ou seja, dados sobre publicações (artigos, citações, colaboração,…).

A avaliação da produção científica é fundamental para o reconhecimento dos investigadores e instituições e é baseada em indicadores bibliométricos.

A bibliometria responde a questões do tipo: Quem está a citar (quantas vezes) os meus artigos? Quais são as melhores revistas no campo da Medicina Interna? Em que revista devo publicar o meu trabalho? Como saber se um dado artigo é importante?

Recursos para avaliação bibliométrica:


ALTMETRICS

As Altmetrics são métricas alternativas às mais tradicionais como as bibliométricas baseadas em citações, tais como o fator de impacto. A altmetria tem como interesse de análise a disseminação científica de resultados de pesquisa no contexto da web social e seus recursos avaliando, por exemplo, as menções em portais de notícias, blogs, redes sociais e gestores de referências. As citações em artigos científicos normalmente ocorrem entre cientistas (indicador bibliométrico) o que difere da menção numa rede social.
 
São novas medidas, novas formas de medir o impacto, baseado em outputs não tradicionais. Não se trata de substituir as métricas tradicionais, mas pode ser complementar à tradicional análise de citações.