Prémio Maratona da Saúde

Susana Lopes, investigadora principal do Laboratório de Regulação de Cílios e Doença no CEDOC, ganhou o prestigioso Prémio Maratona da Saúde em Investigação Biomédica, que vai permitir a investigação na Discinesia Ciliar Primária (PCD), uma doença rara estudada pelo seu grupo. 

Em parceria com a RTP+, Maratona da Saúde combina ciência com entretenimento através de uma solidariedade anual, que visa encorajar o envolvimento dos portugueses nas questões de saúde e angariar donativos para financiar a excelente investigação científica levada a cabo em Portugal.

"Este prémio vai permitir fazer mais modelos da doença Discinésia Ciliar Primária em peixe-zebra e testar a sua terapia por RNA mensageiro. Tivemos resultados promissores (ainda não publicados) com o primeiro modelo para a proteina CCDC40.

A Doença em causa vai precisar de uma terapia especializada para cada gene mutado, até agora tínhamos apenas um modelo animal para uma proteína, a que causa uma doença mais severa. Com o prémio da Maratona da Saúde iremos fazer um modelo especifico para proteinas que mais frequentemente causam a doença da Discinésia Ciliar Primária como a DNAH5".