A missão da nossa biblioteca é prestar serviços de qualidade para apoiar proativamente os objetivos de ensino, aprendizagem e investigação da NMS

Os objetivos da Biblioteca são:

  • Tratar a documentação e prestar serviços para a sua disponibilização;
  • Orientar e ajudar na pesquisa e utilização de fontes de informação;
  • Colaborar com docentes e investigadores para identificar necessidades de informação para os potenciais utilizadores da Biblioteca;
  • Promover espaços, equipamentos e recursos de informação destinados ao ensino e aprendizagem da medicina;
  • Participar em redes nacionais e internacionais de informação.

Para conhecer as normas de funcionamento veja aqui

SERVIÇOS DA BIBLIOTECA

A Biblioteca da NOVA Medical School é especializada em biomedicina, incluindo também áreas afins e complementares.

É uma biblioteca universitária do Ensino Superior Público, destinada a pessoas que estudam e trabalham na NMS (utilizadores internos) e ao público em geral (utilizadores externos).

A Biblioteca disponibiliza presencialmente apoio nas pesquisas com recurso às fontes de informação disponíveis, em diversos suportes (papel, eletrónico) e orientação para fontes de informação e documentos não existentes nas suas coleções no Gabinete de Apoio ao Utilizador (Horário).

 

APOIO INFORMÁTICO AOS UTILIZADORES 

A Biblioteca disponibiliza no Gabinete de Apoio Informático, entre as 10:00h e as 17:00h, apoio presencial aos utilizadores internos, que necessitem de ajuda para a instalação da VPN (Virtual Private Network) - fundamental para o acesso a recursos eletrónicos subscritos pela Faculdade.

Os utilizadores podem solicitar este serviço no Balcão de Atendimento da Biblioteca, através de marcação por telefone (218803055) ou e-mail biblioteca@nms.unl.pt.

A formação de utilizadores tem como objetivo proporcionar aos utilizadores as competências e as ferramentas necessárias para poderem utilizar autonomamente de uma forma ética e eficaz os recursos eletrónicos disponíveis (subscritos e em acesso aberto).

A Biblioteca disponibiliza neste contexto:

Formação dirigida aos alunos – as sessões têm como objetivo dar a conhecer os serviços e os recursos eletrónicos disponibilizados pela biblioteca.

A divulgação do calendário das sessões é feita através dos Destaques da página da Biblioteca e as inscrições decorrem online ou podem ser feitas no balcão de atendimento. Sabe_mais_as_quartas_feiras-2

Formação a pedido – destina-se exclusivamente a utilizadores internos (podem ser solicitadas por alunos, docentes, investigadores, discentes) da NMS e pretende promover a otimização dos recursos eletrónicos subscritos pela NMS e UNL. Decorre em sessões com duração e número de participantes variável.

A Biblioteca NMS é responsável por formação em contexto de ensino através da participação a pedido do corpo docente em diversas Unidades Curriculares.

 

Se for utilizador interno pode solicitar o empréstimo domiciliário de livros, 3 títulos no máximo, desde que não tenham igual classificação (assunto).

Como exceções ao empréstimo domiciliário existem devidamente assinaladas obras com fita amarela (exemplares únicos ou de grande consulta).

Estas restrições não se aplicam no caso de requisições para os docentes (incluindo monitores) para apoio a aulas, neste caso poderá solicitar o Empréstimo curta duração de exemplares de fita amarela (máximo 1 dia).

Pode solicitar o empréstimo no balcão de atendimento.

As obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.) não são emprestadas para o exterior. No entanto, poderão ser requisitadas em casos muito específicos - para consulta dos Departamentos e/ou dos docentes (incluindo monitores).

As Teses e Dissertações podem ser emprestadas para o exterior, de acordo com as disposições definidas para o efeito pelos Autores, nas respetivas autorizações para disponibilização na Biblioteca.

As revistas não são emprestadas, somente consultadas na área de exposição de revistas (se recentes) ou a pedido na sala de leitura da biblioteca. Os docentes, investigadores e outros utilizadores não discentes da Faculdade podem requisitar as revistas em casos específicos por períodos de uma semana, desde que não sejam do último ano.

Prazos 

O empréstimo regular de livros é por 7 dias para utilizadores internos da NMS. Nos períodos de férias escolares os prazos são definidos anualmente e transmitidos aos utilizadores.

O prazo de devolução é considerado até à hora de encerramento da Biblioteca (horário) do último dia e o exemplar deverá ser entregue no balcão de atendimento da Biblioteca.

Caso não cumpra o prazo definido o utilizador é penalizado de acordo com os dias em atraso.

Renovação 

Este empréstimo pode ser renovado até três períodos idênticos, desde que a obra em causa não se encontre reservada.

O empréstimo só poderá ser renovado no penúltimo (dia útil) ou no último dia de empréstimo do exemplar.

A renovação pode ser feita de várias formas - presencialmente, através do telefone 21 880 3055 ou do e-mail indicando o nome completo.

Reserva de exemplares

Há possibilidade de reservar livros para empréstimo domiciliário desde que o exemplar não se encontre disponível. A reserva pode ser efetuada presencialmente, através do telefone 21 880 3055 ou do e-mail.

Devolução de exemplares

No caso de não poder pessoalmente fazer a devolução dos exemplares que requisitou, poderá utilizar os serviços postais para o efeito.
Contudo a responsabilidade pelo extravio ou atraso na entrega do exemplar será sempre do requisitante, pelo que qualquer extravio ou dano acarretará a substituição ou o pagamento respetivo.

Empréstimo de curta duração

Este empréstimo refere-se a empréstimo, pelo período máximo de 1 dia, de livros de fita amarela (únicos e/ou mais recentes) para os docentes (incluindo monitores) para apoio a aulas.
O docente deverá requisitar o empréstimo no balcão de atendimento da biblioteca e devolver o exemplar logo que possível no mesmo local.

Empréstimo entre Bibliotecas

Para os utilizadores externos é possível obter o empréstimo para consulta temporária de algumas obras através do Empréstimo Entre Bibliotecas, por um período máximo de duas semanas.
Este serviço tem que ser solicitado por intermédio da Biblioteca/Centro de Documentação da organização a que pertencem.
Do mesmo modo, a Biblioteca solicita para utilizadores internos, ao abrigo desta disposição, pedidos de empréstimo a instituições congéneres. Para qualquer esclarecimento enviar e-mail.

 

A bibliometria é uma técnica quantitativa e estatística para medir índices de produção e disseminação do conhecimento, bem como acompanhar o desenvolvimento de diversas áreas científicas e os padrões de autoria, publicação e uso dos resultados de investigação.

A Biblioteca da NMS apoia a realização de relatórios bibliométricos e no apoio ao utilizador. 

Saiba um pouco mais sobre os indicadores e as métricas de produção científica da NMS clicando nos infográficos abaixo. 

 

Métricas Produção Científica

Métricas mais utilizadas:

  • Total de publicações;
  • Total de citações;
  • h-index;
  • Fator de impacto;
  • Quartil;
  • FWCI.
Produção Científica NMS '21

A produção científica da NOVA Medical School (NMS) é um indicador de qualidade da atividade científica da instituição.

Partindo de uma pesquisa por afiliação  na SCOPUS a 25 de maio de 2022 apresentam-se as métricas das publicações relativas a 2021.

Publicações NMS no RUN

Pretende reunir, organizar, divulgar e preservar a produção científica da Universidade NOVA, respeitando a legislação em vigor, nomeadamente as Políticas de Acesso Aberto da FCT.

Conheça um pouco mais sobre a comunidade/coleções da NOVA Medical School em termos de conteúdos e utilização.

Indicadores e Métricas de Produção Científica

Os indicadores de produção científica medem o volume de produção científica de um investigador, grupo de investigadores, instituição, país, entre outros.

 

Produção Científica NMS '20

A produção científica da NOVA Medical School (NMS) indexada na SCOPUS é um indicador de qualidade da atividade científica da instituição.

Partindo de uma pesquisa por afiliação aplicada à SCOPUS a 03/05/2021 apresentam-se as métricas das publicações relativas a 2020.

Publicações NMS no RUN '20

Pretende reunir, organizar, divulgar e preservar a produção científica da Universidade NOVA, respeitando a legislação em vigor, nomeadamente as Políticas de Acesso Aberto da FCT.

Conheça um pouco mais sobre a comunidade/coleções da NOVA Medical School em termos de conteúdos e utilização.

Para este efeito definiu-se documentação como abrangendo “todas as fontes de informação, de qualquer tipo e em qualquer suporte, necessárias às atividades desenvolvidas pela NOVA Medical School no âmbito do ensino/aprendizagem, investigação e gestão”.

A Comissão Consultiva para a Aquisição Documental (CCAD) é a estrutura consultiva de apoio à decisão nesta matéria, regulamentada e reestruturada pelo despacho nº2/ CD/2010, de 25 de Janeiro, na sequência dos novos estatutos da NMS.

Para sugerir a aquisição de fontes de informação (livros, revistas, bases de dados) consideradas fundamentais para as atividades acima referidas, envie-nos um e-mail.

Todos os tipos de cópia e impressão estão sujeitos à legislação sobre direitos de autor.

Dadas as restrições de cópia e impressão neste âmbito, a Biblioteca NMS não efetua a cópia de livros e teses existentes nas suas coleções.

A excepção reside na cópia e impressão de artigos de revistas, existentes ou acessíveis online através dos postos de computador, disponíveis na sala de pesquisa.

O pagamento das impressões e cópias, deverá ser efetuado no balcão de atendimento, o utilizador deverá indicar o número do posto onde realizou as suas pesquisas.

Para saber qual a tabela de preços aplicada na biblioteca, diriga-se ao balcão de atendimento.

A partir de 1 de março poderá reservar gabinetes de estudo individual e lugar na sala de estudo no piso -1

  • Reserva de gabinete de estudo individual (piso -1) por favor preencha o formulário
  • Reserva de lugar na sala de estudo (piso -1) por favor preencha o formulário

HORÁRIO

9:00h - 19:30h

Encerra sábados, domingos e feriados.


DESTAQUES

PROVA NACIONAL DE ACESSO 2022

PNA2022_1-1

Prepara-te para a Prova Nacional de Acesso 2022. Conhece os recursos e bibliografia disponíveis na Tua Biblioteca, clicando aqui!

Coleções

Catálogo
Livros
Revistas
Coleções Especiais
Recursos Eletrónicos
Teses e Dissertações