Marcos e Iniciativas

Na NMS existe uma grande dinamização de iniciativas de vários atores da comunidade académica com foco no desenvolvimento sustentável, que incluem ações sobre a promoção de saúde de qualidade, de alimentação saudável, de voluntariado, de consumo eficiente de recursos.

São desenvolvidas regularmente campanhas de sensibilização e divulgação para a adoção de consumos sustentáveis e promoção de vidas saudáveis através da afixação de posters para toda a comunidade, que incluem os seguintes temas:

 

  • Separação do lixo de forma correta

  • Consumo eficiente e sustentável de água e energia

  • Promoção de ingestão de água

  • Prevenção e Controlo do Tabagismo

  • Arejamento dos espaços de trabalho e de aulas

  • Redução de consumo de plástico

  • Reciclagem de óleos alimentares

 

Na NMS está implementada a política dos 3RS (reduzir, reutilizar e reciclar) onde é promovida a correta separação do lixo contribuindo para ciclos mais eficientes, das várias categorias de resíduos. Esta política é conseguida através das seguintes medidas:

 

  • Recolha seletiva de papel/cartão, plástico/metal, vidro e indiferenciado/orgânico nos corredores dos edifícios

  • Recolha de tinteiros, pilhas, lâmpadas e pequenos eletrodomésticos no eco ponto – Escola Geração Depositrão

  • Colocação de caixotes de papel nas salas e áreas de serviços administrativos para a Campanha “Papel por Alimentos” do Banco Alimentar

  • Colocação de contentores no âmbito da Campanha de recolha de rolhas de cortiça e tampas, em parceria com a Junta de Freguesia de Arroios

 

Ao longos dos últimos anos, a NMS tem investido na adaptação das suas instalações a condições mais sustentáveis, através da:

 

  • Colocação de torneiras com sensores e redutores de caudal, aproveitando a necessidade de remodelar os WC;

  • Colocação de sensores e temporizadores nos WC e nas áreas de passagem;

  • Redução das perdas de água durante a rega dos espaços exteriores em todos os recintos;

  • Substituição das janelas de madeira para janelas em PVC;

  •  Construção de um Eco-ponto.

Marcos

EcoCampus

EcoCampus é um novo programa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que promove a sustentabilidade nas instituições de ensino superior: faculdades, escolas superiores, institutos, universidades e politécnicos. A NMS teve a oportunidade de se candidatar a EcoCampus 21/22 uma vez que foi uma das instituições de ensino superior (IES) que foram galardoadas como Eco-Escolas em 2020/2021.

A NMS foi uma das 56 Escolas do Ensino Superior que receberam o 1° Galardão Eco-Escolas do Ensino Superior e uma das 10 primeiras Escolas e única Instituição do Ensino Universitário a receber o 1° Galardão EcoCampus.

 

EcoEscolas

A NOVA Medical School é desde o ano letivo 2014/2015 uma Eco-Escola, bom desempenho no âmbito da sustentabilidade foi novamente reconhecido, tendo recebido pela 8ª vez a Bandeira Verde referente ao ano letivo de 2021/2022.

A Fundação para a Educação Ambiental (FEE) apoia os vários projetos da ABAE (Associação Bandeira Azul Europa) que, desde 1996, desenvolve o Programa Internacional Eco-Escolas – com o objetivo de encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A essas escolas é atribuída, simbolicamente, a Bandeira Verde de Eco-Escola.

hospital da bonecada_logo

O Hospital da Bonecada é uma iniciativa da AEFCM, criada em 2001, em parceria com outras Instituições de Educação para a Saúde e Médicas de Lisboa. 

O Hospital Modelo tem, anualmente, dado provas do seu sucesso. As crianças, no papel de pais, levam os seus bonecos, no papel de filhos, a este hospital, estrategicamente elaborado para eliminar o "medo da bata branca". A diversão é constante, mas o projeto torna-se ainda mais grandioso quando a estudantes de várias áreas da saúde em interação com crianças entre os 3 e os 10 anos se junta a educação para a saúde e a saúde preventiva. Este projeto abrangente, pretende assumir cada vez mais um carácter social e interventivo na área da Saúde.

saude porta a porta

O Saúde Porta a Porta (SPAP) é um projeto de voluntariado universitário médico da AEFCM. O SPAP consiste na realização de visitas domiciliárias semanais a idosos referenciados da cidade de Lisboa por alunos de medicina da NMS. Estas visitas apresentam um carácter médico-cientifico e um carácter social em que os voluntários não só registam os dados clínicos, a evolução das patologias de base e plano terapêutico do idoso, como também reportam qualquer situação clínica ou social urgentes. A par das visitas realizam-se sessões clínicas, com a presença de médicos internistas da CUF, havendo discussão dos casos, e, caso necessário, referenciação para prestação de cuidados médicos especializados.

O projeto decorre nas Juntas de Freguesia da Estrela, de Campo de Ourique e da Misericórdia e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Hospital CUF Infante Santo.

1    2

Anualmente, a NMS distribuí aos alunos do 1.º ano do Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências da Nutrição, garrafas de água reutilizáveis “Fill Forever” da EPAL, para incentivar o consumo de água da torneira.

A parceria com a EPAL já permitiu, desde 2017, a distribuição de 1200 garrafas e a instalação de 3 bebedouros nas instalações da NMS.

Recentemente, a NMS colaborou no 4º livro de receitas de águas aromatizadas lançado pela EPAL “Torne a sua água da torneira ainda mais irresistível”, com a receita de "Água Aromatizada de Limão, Hortelã e Mirtilos".

Logótipo EAT Oficial

 

O Education Against Tobacco (EAT) é uma rede internacional focada na prevenção e controlo do tabagismo. Este projeto de voluntariado criado por estudantes de medicina, presente em 14 países e mais de 80 faculdades de Medicina, está desde 2017 na NOVA Medical School, sendo esta equipa a primeira a ser formada a nível nacional. Este projeto tem como principal objetivo a prevenção do tabagismo através de intervenções em escolas básicas e secundárias recorrendo a metodologias inovadoras e cientificamente validadas, direcionadas para jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos pertencentes a escolas da Área Metropolitana de Lisboa.

A equipa da NMS tem vindo a organizar workshops, palestras e ações de sensibilização dentro e fora de portas, dirigidas a estudantes e à população em geral.

marcamundos

 

O MarcaMundos é um Programa de Voluntariado nacional e internacional, no âmbito da promoção e educação para a saúde com os estudantes de Medicina da NMS. Encontra-se na sétima edição e é organizado pela AEFCM.

GreenNOVA

 

A GreenNOVA é um grupo formado por alunos da NMS com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental, consciencializando os jovens para esta temática e incentivando-os a tornar o seu dia-a-dia mais amigo do planeta. Para tal, publicam dicas e truques de como reduzir a pegada ecológica, organizam palestras para fornecer informação fidedigna a toda a comunidade estudantil e incentivar o espírito crítico, e promovem workshops para que, a pouco e pouco, possamos começar a dar pequenos passos rumo a uma vida mais sustentável.

N2SConference

 

Em 2021 realizou-se pela primeira vez o Congresso das Ciências da Nutrição em Portugal - N2S Nutrition Science Student Conference, organizada pela AEFCM com a participação do equipa de Ciências da Nutrição da NMS. Este evento é realizado anualmente e inclui workshops e palestras com o objetivo de promover uma saúde de qualidade através da alimentação e tem como destinatários estudantes universitários da área das ciências da vida e da saúde.

Sistema de Avaliação de estudantes: QuizOne

3

 

No ano letivo 2015/2016 deu-se início ao processo de adaptação ao medQuizz na NOVA Medical School, atualmente na versão QuizOne. A implementação desta ferramenta de suporte digital possibilitou a realização da avaliação formativa (exames) dos estudantes, ao longo do processo de aprendizagem e permitiu a redução de utilização de toners e de papel, num total de 12.500 folhas de papel e 25.000 impressões, em apenas um ano escolar. Foi uma ferramenta essencial para o processo de avaliação no contexto pandémico e no ano letivo de 2019/2020, 85% dos estudantes mostraram-se satisfeitos com a ferramenta. 

Iniciativas

Rumo à sustentabilidade

 

Em 2021, no âmbito do Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de março a AEFCM, em parceria com a GreenNOVA, organizou a palestra “Rumo à Sustentabilidade”, dinamizado por representantes do projeto de educação ambiental da EPAL, para falar sobre os recursos hídricos.

Palestra 1   Palestra 2  Palestra 3

 

Para assinalar o dia Mundial da Terra, realizou-se a semana ecológica, dedicada à sustentabilidade, durante a qual foram publicadas informações sobre alguns dos ODS e organizou palestras no âmbito dos temas: Palestra 1 - Sustentabilidade: Para além do ambiente; Palestra 2 - Em chamas: O papel do ativismo na luta pela justiça climática; Palestra 3 - Poluição marinha - Plásticos e Microplásticos.

rastreios (3)

 

Em 2021 os estudantes do Marca Mundos participaram, uma vez mais, em ações de educação para a promoção da saúde, nos rastreios gratuitos de Lisboa, Cascais, Vila Franca de Xira e Samora Correia, destinados à prevenção e consciencialização da população em doenças tão prevalentes como a Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Obesidade.

Conference 2021

 

A 1ª Edição do Congresso das Ciências da Nutrição em Portugal - N2S Nutrition Science Student Conference, organizada pela AEFCM, realizou-se de 7 a 9 de maio de 2021, em regime híbrido. O evento contou com um painel científico de excelência, workshops dinâmicos e variados, um programa social forte e integrador e um concurso que alia a Nutrição à Culinária.

Tendo como destinatários estudantes universitários da área das Ciências da Vida e/ou da Saúde, o evento esteve centrado na divulgação das Ciências da Nutrição enquanto área científica fulcral. De forma inovadora, pretenderam inspirar a nova geração de profissionais da área da saúde a contemplarem as Ciências da Nutrição na sua atividade diária.

 

Cozinha  Pratos  Preparação pratos

 

A N2S incluiu em 2021 o Workshop “Zero Desperdício Alimentar” realizado no Laboratório de Investigação Alimentar (LIA).

Palestra_Cessação tabágica

 

A Education Against Tobacco promoveu em 28 de maio de 2021 a palestra “Cessação Tabágica na prática clínica: estratégias e dificuldades”, exclusivamente online, que contou com 95 participantes.

Em desenvolvimento

Em desenvolvimento

O LIA | Laboratório de Investigação Alimentar da NOVA Medical School foi inaugurado no dia 08 de outubro de 2020. Espaço dedicado ao ensino hands-on, onde a alimentação e a saúde se cruzam, transpõe a ciência para a mesa, num ambiente de aprendizagem seguro e com formadores de excelência.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor João Sobrinho Teixeira, que destacou o papel que a Ciência tem tido nos últimos tempos, referindo-se à pandemia Covid-19, considerando assim este Laboratório um marco importante no apoio e desenvolvimento do ensino e investigação da NOVA Medical School. 

Estiveram também presentes a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Dra. Alexandra Bento, o Presidente do Grupo Germano de Sousa, Professor Germano de Sousa bem como os representantes dos principais patrocinadores do LIA e parceiros da NOVA Medical School: SMEG, Bimby-Vorwerk, Gelpeixe, Superbock, EUREST e Unilever e também as influencers Isabel Silva, Mónica Jardim e Iara Rodrigues. 

O Chefe Nuno Queiroz Ribeiro e duas alunas da Licenciatura de Ciências da Nutrição prepararam o snack que foi servido no final do evento. Veja aqui o video de lançamento do LIA | Laboratório de Investigação Alimentar 

lia1

 

01 junho 2021 | 18h30 - Online via Zoom, organizado pelo Hospital da Bonecada da AEFCM

Em desenvolvimento

4

5

 

O Dia Mundial Da Alimentação foi celebrado a 16 de outubro de 2019 com diversas atividades e uma palestra.

A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) todos os anos propõe a discussão de um tema atual. Em 2019 o tema proposto é “Padrões Alimentares Saudáveis e Sustentáveis”, com o objetivo de nos sensibilizar para o impacto que as escolhas alimentares têm na saúde humana, e mais ainda na saúde do planeta.

As atividades tiveram como tema "Da Produção Biológica à Dieta Mediterrânica" e contaram com a colaboração da Casa da Caldeira e da EPAL. A palestra teve lugar às 17h, no Auditório Professor Doutor Manuel Machado Macedo e contou com dois convidados: Prof. Pedro Oliveira, com o tema "Sustentabilidade na Produção Primária de Alimentos" e Prof.ª Diana Teixeira que nos vem falar sobre "Padrões Alimentares Saudáveis".

6  7

 

Em 2018, ano de abertura da Licenciatura em Ciências da Nutrição na NMS, foram realizadas duas Palestras: Alimentar as bactérias intestinais na intervenção da diabetes, no dia 20 de novembro 2018, e O mito, “tudo em moderação” – A perspetiva da Nutrição na NMS. Estas iniciativas inseriram-se no Dia Mundial da Diabetes e no Dia Mundial da Alimentação, respetivamente. No Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, foram entregues ao Conselho Português para os Refugiados bens alimentares angariados durante uma campanha promovida pela NMS.

Em 2019, no âmbito do Dia Mundial da Água, a NMS em parceria com a EPAL, organizou duas palestras sobre a “Sustentabilidade e Boas Práticas com o Consumo de Água da Torneira”.

8    9

 

 A NMS esteve presente no Seminário Nacional Eco-Escolas 2020, que decorreu de 17 a 19 de janeiro de 2020 na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).

O encontro nacional de Eco-Escolas de todo o país, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, reuniu professores coordenadores do Programa, técnicos dos municípios, entre outros profissionais, por forma a incentivar a comunicação, possibilitar uma partilha de objetivos comuns e troca de experiências; divulgar novos projetos e iniciativas; dar informação específica relacionada com os temas do ano: Comunidades Sustentáveis e Espaços Exteriores, entre outros.

O projeto, um dos mais marcantes na área da educação ambiental em Portugal, envolve já 1.564 escolas.

No ano em que Lisboa é Capital Verde Europeia, serão dinamizados diversos projetos e concursos para escolas de todos os graus de ensino, integrados no projeto “A minha Capital é Verde”.

Mais informação AQUI 

eco1-1  eco3

eco2  eco4-1-1-1

 

Créditos das fotos: CML

 

No âmbito do desafio “Cozinhar em família” na área de Alimentação Saudável e Sustentável 2020 do Programa Eco-Escolas, a NMS foi premiada com o 2ª lugar na categoria “Prato Principal”. A receita de Empadão de Atum, desenhada e apresentada em vídeo por uma Aluna e a Professora da Unidade Curricular de Gastrotecnia da Licenciatura em Ciências da Nutrição, pode ser visualizada aqui

A concurso estiveram diversas Escolas Básicas e Secundárias e instituições do Ensino Superior, que apresentaram pratos saudáveis e sustentáveis para refeições equilibradas.

Mais informação aqui

 

cozinhaeciencia1

Realizou-se dia 21 de julho 2020, a assinatura do protocolo de parceria entre a NOVA Medical School (NMS), da Universidade Nova de Lisboa, a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) e a VICTORIA Seguros.

Com o objetivo de garantir que os espaços físicos promovam a saúde de quem os habita ou utiliza, o Living Lab irá focar-se na investigação aplicada no ecossistema e no desenvolvimento de um processo de otimização e qualificação de "Edificios Saudáveis", tornando o Imobiliário um importante catalisador da Sustentabilidade Humana.

A recente atenção em torno das alterações climáticas, da ecologia, do ambiente e das suas implicações na Vida Humana e em particular a presente crise pandémica, impuseram que se olhasse o edificado como determinante para a saúde individual e comunitária.

Com um perfil interdisciplinar, colaborativo, equitativo e plural, este Living Lab promoverá metodologias e estratégias de otimização dos edifícios, tendo em vista a saúde dos seus ocupantes.

 

10

hospital da bonecada_logo

 

O Hospital da Bonecada é uma iniciativa da AEFCM, criada em 2001, em parceria com outras Instituições de Educação para a Saúde e Médicas de Lisboa. 

O Hospital Modelo tem, anualmente, dado provas do seu sucesso. As crianças, no papel de pais, levam os seus bonecos, no papel de filhos, a este hospital, estrategicamente elaborado para eliminar o "medo da bata branca". A diversão é constante, mas o projeto torna-se ainda mais grandioso quando a estudantes de várias áreas da saúde em interação com crianças entre os 3 e os 10 anos se junta a educação para a saúde e a saúde preventiva. Este projeto abrangente, pretende assumir cada vez mais um carácter social e interventivo na área da Saúde.

Anualmente, a NMS distribuí aos alunos do 1.º ano do Mestrado Integrado em Medicina e da Licenciatura em Ciências da Nutrição, garrafas de água reutilizáveis “Fill Forever” da EPAL, para incentivar o consumo de água da torneira.

A parceria com a EPAL já permitiu, desde 2017, a distribuição de 1200 garrafas e a instalação de 3 bebedouros nas instalações da NMS.

Recentemente, a NMS colaborou no 4º livro de receitas de águas aromatizadas lançado pela EPAL “Torne a sua água da torneira ainda mais irresistível”, com a receita de "Água Aromatizada de Limão, Hortelã e Mirtilos".

Livro EPAL_Prancheta 1

Livro EPAL_Prancheta 1 cópia

saude porta a porta

O Saúde Porta a Porta (SPAP) é um projeto de voluntariado universitário médico da AEFCM. O SPAP consiste na realização de visitas domiciliárias semanais a idosos referenciados da cidade de Lisboa por alunos de medicina da NMS. Estas visitas apresentam um carácter médico-cientifico e um carácter social em que os voluntários não só registam os dados clínicos, a evolução das patologias de base e plano terapêutico do idoso, como também reportam qualquer situação clínica ou social urgentes. A par das visitas realizam-se sessões clínicas, com a presença de médicos internistas da CUF, havendo discussão dos casos, e, caso necessário, referenciação para prestação de cuidados médicos especializados.

O projeto decorre nas Juntas de Freguesia da Estrela, de Campo de Ourique e da Misericórdia e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Hospital CUF Infante Santo.

Logótipo EAT Oficial

O Education Against Tobacco (EAT) é uma rede internacional focada na prevenção e controlo do tabagismo. Este projeto de voluntariado criado por estudantes de medicina, presente em 14 países e mais de 80 faculdades de Medicina, está desde 2017 na NOVA Medical School, sendo esta equipa a primeira a ser formada a nível nacional. Este projeto tem como principal objetivo a prevenção do tabagismo através de intervenções em escolas básicas e secundárias recorrendo a metodologias inovadoras e cientificamente validadas, direcionadas para jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos pertencentes a escolas da Área Metropolitana de Lisboa.

A equipa da NMS tem vindo a organizar workshops, palestras e ações de sensibilização dentro e fora de portas, dirigidas a estudantes e à população em geral.

marcamundos

O MarcaMundos é um Programa de Voluntariado nacional e internacional, no âmbito da promoção e educação para a saúde com os estudantes de Medicina da NMS. Encontra-se na sétima edição e é organizado pela AEFCM.

GreenNOVA

A GreenNOVA é um grupo formado por alunos da NMS com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental, consciencializando os jovens para esta temática e incentivando-os a tornar o seu dia-a-dia mais amigo do planeta. Para tal, publicam dicas e truques de como reduzir a pegada ecológica, organizam palestras para fornecer informação fidedigna a toda a comunidade estudantil e incentivar o espírito crítico, e promovem workshops para que, a pouco e pouco, possamos começar a dar pequenos passos rumo a uma vida mais sustentável.

A NOVA Medical School é desde 2015 uma Eco-Escola, tendo recebido a renovação do Galardão no ano letivo de 2019/2020.

O bom desempenho ambiental da NOVA Medical School foi pela 5ª vez consecutiva reconhecido com a atribuição da Bandeira Verde, no âmbito do programa Eco-Escolas.

A Fundação para a Educação Ambiental (FEE) apoia os vários projetos da ABAE (Associação Bandeira Azul Europa) que, desde 1996, desenvolve o Programa Internacional Eco-Escolas – com o objetivo de encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A essas escolas é atribuída, simbolicamente, a Bandeira Verde de Eco-Escola.

N2SConference

Em 2021 realizou-se pela primeira vez o Congresso das Ciências da Nutrição em Portugal - N2S Nutrition Science Student Conference, organizada pela AEFCM com a participação do equipa de Ciências da Nutrição da NMS. Este evento é realizado anualmente e inclui workshops e palestras com o objetivo de promover uma saúde de qualidade através da alimentação e tem como destinatários estudantes universitários da área das ciências da vida e da saúde.

Rumo à sustentabilidade

 

Em 2021, no âmbito do Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de março a AEFCM, em parceria com a GreenNOVA, organizou a palestra “Rumo à Sustentabilidade”, dinamizado por representantes do projeto de educação ambiental da EPAL, para falar sobre os recursos hídricos.

 

Palestra 1Palestra 2Palestra 3

Para assinalar o dia Mundial da Terra, realizou-se a semana ecológica, dedicada à sustentabilidade, durante a qual foram publicadas informações sobre alguns dos ODS e organizou palestras no âmbito dos temas: Palestra 1 - Sustentabilidade: Para além do ambiente; Palestra 2 - Em chamas: O papel do ativismo na luta pela justiça climática; Palestra 3 - Poluição marinha - Plásticos e Microplásticos.

rastreios (3)

Em 2021 os estudantes do Marca Mundos participaram, uma vez mais, em ações de educação para a promoção da saúde, nos rastreios gratuitos de Lisboa, Cascais, Vila Franca de Xira e Samora Correia, destinados à prevenção e consciencialização da população em doenças tão prevalentes como a Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Obesidade.

Conference 2021

 

A 1ª Edição do Congresso das Ciências da Nutrição em Portugal - N2S Nutrition Science Student Conference, organizada pela AEFCM, realizou-se de 7 a 9 de maio de 2021, em regime híbrido. O evento contou com um painel científico de excelência, workshops dinâmicos e variados, um programa social forte e integrador e um concurso que alia a Nutrição à Culinária.

Tendo como destinatários estudantes universitários da área das Ciências da Vida e/ou da Saúde, o evento esteve centrado na divulgação das Ciências da Nutrição enquanto área científica fulcral. De forma inovadora, pretenderam inspirar a nova geração de profissionais da área da saúde a contemplarem as Ciências da Nutrição na sua atividade diária.

CozinhaPratosPreparação pratos

Palestra_Cessação tabágica

 

A Education Against Tobacco promoveu em 28 de maio de 2021 a palestra “Cessação Tabágica na prática clínica: estratégias e dificuldades”, exclusivamente online, que contou com 95 participantes.